#Qual é o melhor modelo de notebook para programadores?

1 messages · Page 1 of 1 (latest)

floral dagger
#

Estou pensando em trocar a minha tora velha (não tem nem 10 aninhos, mas sinto que vou ter que usar ele mais para assuntos pessoais do que para estudos/trabalho por causa da performance dele, morro de pena do bixinho 🥹 ) por uma nova, mas não sei qual modelo tem melhor custo-benefício. Quais modelos vocês usam ou preferem usar quando estão programando, ESPECIALMENTE com tecnologias pesadas?

frosty cipher
floral dagger
orchid thicket
#

Ia falar algo na linha q o Dan trouxe mesmo.
Qualquer note com um Ryzen 5 e uns 16GB de RAM já vai te atender

slim barn
#

Uma coisa a se pensar é pegar um que talvez não tenha por exemplo 16 de ram mas de pra pôr depois. Tem modelos da Lenovo que vem com a ram soldada se não me engano. Aí tu já perde um pouco. Pq talvez no seu momento nem precisa de tanto mas depois pode querer aumentar.

odd blade
past goblet
#

Vendo esse tópico agora, se importa de informar o que seria melhor custo benefício pra você? Me dá uma faixa de preço que tento separar alguns modelos.

Also, tecnologias pesadas também, o que seria? Mobile?

Complementando o Guilherme, do lado da Intel, acredito que um i5 12° geração com os mesmos 16GB de RAM também te atenderiam muito bem.

#

Ah, só complementando ali. O Dan mandou um, porém vem com 256GB. Eu super recomendaria você pegar algum que já venha com, pelo menos, 512GB. A gente pensa que não porque hoje em dia tem nuvem pra salvar tudo, mas dependendo do teu uso pode encher logo. Ainda mais se for permanecer no Windows que come um espaço danado. Eu deletei uma ruma de coisa do meu SSD e ainda assim tá comendo 120GB de espaço, para ter uma ideia.

Em suma: Ryzen 5 pra cima, 16GB de RAM no mínimo, 512GB no mínimo. Eu, inclusive, priorizaria comprar um notebook que viesse com 512GB mas apenas 8GB de RAM do que um com 16GB de RAM e apenas 256GB de armazenamento, porque, para mim, é mais fácil dar upgrade em RAM do que em armazenamento interno.

Mas isso é uma opinião extremamente pessoal minha. dogeKek

floral dagger
odd blade
floral dagger
odd blade
# floral dagger Eu ainda não conheço metade dessas palavras 😭 Vou voltar aqui quando tiver term...

WSL: Uma gambiarra da Microsoft, "Windows Subsystem Linux", basicamente cria-se uma máquina virtual que roda Linux (Arch, Debian, Ubuntu...) e que disponibiliza os arquivos no Windows também;

Docker Desktop: Basicamente uma GUI, interface, para utilizar o Docker. Como Docker foi feito para rodar em Linux, este carinha depende do WSL instalado, o que acaba o tornando extremamente pesado;

Docker Engine: Docker em sua forma mais pura, ou seja, sem interface, tudo via console/terminal. Como dito anteriormente, Docker foi feito para Linux, então ele teria que rodar diretamente no WSL.

Então, em resumo:

1. Microsoft Windows + WSL + Docker Desktop:
  • A combinação mais pesada, pois você está rodando uma máquina virtual só para rodar o Docker, além do Docker Desktop que é uma GUI bem pesada também;
  • Vantagens: Você tem um controle de tudo de forma visual, bastante clicar em botões para subir containers, saber se estão em execução, etc;
  • Desvantagens: Mais da metade da capacidade computacional de sua máquina se esvai.
  1. Microsoft Windows + WSL + Docker Engine:
  • A combinação "meio termo". Você estaria usando uma máquina virtual para rodar Linux, o que por si só já é algo pesado, porém estaria economizando recursos ao rodar todos os comandos Docker usando console/terminal.
  • Vantagens: Como você é acostumada com Microsoft Windows, não seria necessário migrar diretamente do sistema operacional e ainda consumiria menos recursos do que a combinação anterior;
  • Desvantagens: Seria necessário gastar um tempo para aprender a utilizar console/terminal Unix (Linux, BSD, etc) e apesar de consumir menos recursos do que o combo anterior, ainda assim estaria consumindo boa parte dos recursos de sua máquina.
  1. Alguma distribuição Linux:
  • Essa é a opção que menos consome recursos computacionais;
  • Vantagens: Como Docker é nativo no Linux, você não precisa rodar uma máquina virtual para executar ele e ainda pode também optar entre Docker Desktop e Docker Engine;
  • Desvantagens: Aqui eu particularmente não enxergo nenhuma, exceto no caso de utilizar algum software que realmente não tenha acesso no Linux, o que hoje em dia é difícil, ou então ao fato que teria que sair de sua zona de conforto no Microsoft Windows.
floral dagger
#

Aí eu só precisaria de uma máquina boa o suficiente pra aguentar programas pesados como tipo, safeguard pra caso algum futuro empregador meu invente de usar uma tecnologia pesadona

odd blade
floral dagger
odd blade
floral dagger