Gente, eu estou me rendendo à programar em linux devido aos stress... Mas ainda preciso do windows devido aos programas que uso no freelas financeiros, então tenho que apelar para um dual boot enquanto a carreira 100% dev não me mantém. Quem conhece/usa e pode me indicar caminhos que não seja o WSL que já me estressou um boooom tanto, por favor, compartilhem aqui com a coleguinha 🙂 (info tecnicas: tenho um note Core i5 10th com 20gb pq coloquei um pente extra, e ssd 512)
#Dual Boot - Recomendações
1 messages · Page 1 of 1 (latest)
São 512GB de ROM total?
pelo que sei sim (não entendo muito de hardware) 😅
@vestal fog segue essas instrucoes , eh manda o print da tua tela que nem esta no passo dois , ai fica mais facil da gente saber qt tu tens de confg de ssd
aqui né @compact wharf ??? eu até tinha olhado quando o @main cedar perguntou, mas não encontrei informações do ssd
vah em meu computador, eh acha o disco c:// e dah um propriedades e printa a tela pri por favor
Quanto pesa esses softwares que pretende usar no Windows?
@vestal fog viu nesse mesmo lugar que vc acho essas infos tem um lugar chamado armazenamento na lateral, se vai encontrar infos do seu ssd
@main cedar quanto pesa o linux ? tipo a versao unbuntu ....
Eu já tive um notebook com configurações semelhantes
Como eu ia usar o Ubuntu apenas para estudos e quase tudo ficaria em nuvem, eu separei apenas 100GB pra partição dele e deixei o restante para o Windows. Sobre o dual boot em si, não sei se já chegou a fazer, mas tem uma opção no menu que é "Instalar lado a lado do Windows" algo assim. Eu sempre uso ela pois já que sou n00b, não consegui criar as partições manualmente sem quebrar alguma coisa.
Dessa forma, a instalação se encarrega de fazer o resto.
Eu particularmente já tentei criar as partições na mão, mas acabava quebrando o boot do Windows. Dessa forma que "aprendi" a fazer, o único "problema" que eu estava tendo que corrigir é a questão da hora, tem uma particularidade quando você faz dual boot um dos seus sistemas vai ficar com 3h a mais no fuso
Mas tem um comando super rápido pra consertar isso.
Complementando: eu fugiria dos conselhos dos fãs de Linux de "ah experimenta essa distro aqui porque pipipipopopo" e iria de ubuntu mesmo. Por quê? Simples. É o que as empresas usam.
"Ah mas a distro do zequinha é melhor". Nunca vi uma empresa grande usar outra distro que não seja Ubuntu. "Ah, mas é aprendizado" fodase, as empresas continuam usando Ubuntu.
Eu usei durante um bom tempo dualboot de ubuntu e windows 10, e a instalação é super amigável.
eu comecei com a instalação do windows 10 e depois fiz a instalação do ubuntu, e tem uma opção no menu igual ao que o @silk siren disse, "instalar lado a lado do windows"
aí o próprio instalador já se encarrega de criar o menu de seleção de SO usando o GRUB
o instalador também te mostra (de uma maneira bem visual, inclusive) as partições do seu disco pra escolher onde instalar o ubuntu e tal. se você só tiver uma partição, é bem fácil criar outra
eu colocaria 50/50 de espaço para cada SO, pq dependendo dos seus projetos, come um espaço lascado, principalmente se for de javascript usando npm
eu segui esse passo a passo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=6D6L9Wml1oY
Tutorial completo, fácil e atualizado de como fazer dual boot com Windows 10 e Linux (Ubuntu 20.04 LTS), voltando para iniciantes e estudantes de Linux e ferramentas open source.
🔥Conheça a Trybe: https://betry.be/diolinux-r2
⭐ Nos siga em todas as plataformas: https://linktr.ee/Diolinux
👑 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝗠𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼: http://youtube.com/Diolinux/join
🤔 Qual...
aí eu já discordo, mas essa é uma conversa pra outro lugar ahuahuauah
Pois discorde de mim, ande, eu gosto de ouvir sua opinião
kkkkkkkkk
Mas no sério, fala aí, fiquei curioso. Eu realmente nunca vi uma empresa grande usar outra coisa que não seja Ubuntu. No caso empresas com contrato CLT. Talvez a PJtinha tu realmente tu possa tacar a distro que quiser.
boa pergunta terei que mensurar
apesar que, pela foto ali dá pra ter ideia que, asustadoramente estou consumindo a metade da minha capacidade e não sei como rsss
dá uma olhada nas pastas que tem seus repositórios. eu fiquei assustado ontem quando eu vi, 7GB em uma dúzia de projetos
Sugiro diminuir a partição do Windows, deixando 200GB para Linux
Distro Linux vai do que você se interessar mais, porém vou deixar algumas sugestões: ZorinOS, Linux Mint, OpenSUSE Leap, Fedora e Debian.
Quanto ao DE (ambiente desktop), eu recomendo o KDE Plasma (Cinnamon no caso do Mint).
Debian é a opção mais segura, pois é estável e é nela que Ubuntu, Mint, ZorinOS, dentre outros se baseiam, então seria tranquilo uma possível migração.
Quando a distribuição de recursos, sugiro que separe a raíz do sistema ("/") dos seus arquivos pessoais ("/home).
60GB é mais do que suficiente para a raíz /, mas eu colocaria uns 80GB para ficar em paz e o restante no /home.
E como você apenas diminuiu a partição do Windows, ele continuaria da forma que está, porém com 275GB de armazenamento, sendo uma boa limpar esses arquivos temporários, o que é manutenção de rotina quando se usa Windows, pelo menos era o que eu fazia quando usava.
O sistema instalado pesa 20GB, talvez menos.
acho que é mais ou menos por aí mesmo. eu normalmente instalava a versão mínima, pra evitar que ele instalasse junto aqueles joguinhos, despertador, libreoffice e o caramba, daí era bem menor
entendi, bem leve , eh sai alguma att ?
se ela diminuir para o windows na proxima atualizacao ela nao usa mais o windows .
O windows precisa ficar com uma parte maior do que o linux
@vestal fog
mas aí a ideia é ela mover os projetos de desenvolvimento e dependências pra partição linux
ok, mas mesmo assim lu , o so eu leve e com projetos acredito que nao oculpe tanto espaco assim....
Ela pode arriscar fazer 50 x 50 , soh que dai se alguem tiver que ocupar mais espaco por causa da att nao vai rolar ......
O Kernel Linux recebe atualizações direto, mas cabe a cada distro Linux usar o mais recente ou o mais estável.
Os outros itens que compõem a distro também cabe a seus desenvolvedores.
Por exemplo, o Debian prefere manter tudo estável, pois é a característica dele, já o Fedora vai sempre jogar tudo do mais recente para você já usar.
Atualizações mais substituem do que aumenta. Isso é bem tranquilo.
Entendi.
Mas sem falar na limpeza que vai ser feita, ainda sobrariam 50GB.
entendi, valeu ...
@vestal fog, que fim deu isso aqui?