#Dual Boot - Recomendações

1 messages · Page 1 of 1 (latest)

vestal fog
#

Gente, eu estou me rendendo à programar em linux devido aos stress... Mas ainda preciso do windows devido aos programas que uso no freelas financeiros, então tenho que apelar para um dual boot enquanto a carreira 100% dev não me mantém. Quem conhece/usa e pode me indicar caminhos que não seja o WSL que já me estressou um boooom tanto, por favor, compartilhem aqui com a coleguinha 🙂 (info tecnicas: tenho um note Core i5 10th com 20gb pq coloquei um pente extra, e ssd 512)

vestal fog
compact wharf
#

@vestal fog segue essas instrucoes , eh manda o print da tua tela que nem esta no passo dois , ai fica mais facil da gente saber qt tu tens de confg de ssd

vestal fog
#

aqui né @compact wharf ??? eu até tinha olhado quando o @main cedar perguntou, mas não encontrei informações do ssd

compact wharf
main cedar
compact wharf
#

@vestal fog viu nesse mesmo lugar que vc acho essas infos tem um lugar chamado armazenamento na lateral, se vai encontrar infos do seu ssd

#

@main cedar quanto pesa o linux ? tipo a versao unbuntu ....

silk siren
#

Eu já tive um notebook com configurações semelhantes

#

Como eu ia usar o Ubuntu apenas para estudos e quase tudo ficaria em nuvem, eu separei apenas 100GB pra partição dele e deixei o restante para o Windows. Sobre o dual boot em si, não sei se já chegou a fazer, mas tem uma opção no menu que é "Instalar lado a lado do Windows" algo assim. Eu sempre uso ela pois já que sou n00b, não consegui criar as partições manualmente sem quebrar alguma coisa.

#

Dessa forma, a instalação se encarrega de fazer o resto.

#

Eu particularmente já tentei criar as partições na mão, mas acabava quebrando o boot do Windows. Dessa forma que "aprendi" a fazer, o único "problema" que eu estava tendo que corrigir é a questão da hora, tem uma particularidade quando você faz dual boot um dos seus sistemas vai ficar com 3h a mais no fuso

#

Mas tem um comando super rápido pra consertar isso.

#

Complementando: eu fugiria dos conselhos dos fãs de Linux de "ah experimenta essa distro aqui porque pipipipopopo" e iria de ubuntu mesmo. Por quê? Simples. É o que as empresas usam.

#

"Ah mas a distro do zequinha é melhor". Nunca vi uma empresa grande usar outra distro que não seja Ubuntu. "Ah, mas é aprendizado" fodase, as empresas continuam usando Ubuntu.

nocturne owl
#

Eu usei durante um bom tempo dualboot de ubuntu e windows 10, e a instalação é super amigável.
eu comecei com a instalação do windows 10 e depois fiz a instalação do ubuntu, e tem uma opção no menu igual ao que o @silk siren disse, "instalar lado a lado do windows"

#

aí o próprio instalador já se encarrega de criar o menu de seleção de SO usando o GRUB

#

o instalador também te mostra (de uma maneira bem visual, inclusive) as partições do seu disco pra escolher onde instalar o ubuntu e tal. se você só tiver uma partição, é bem fácil criar outra

#

eu colocaria 50/50 de espaço para cada SO, pq dependendo dos seus projetos, come um espaço lascado, principalmente se for de javascript usando npm

#

eu segui esse passo a passo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=6D6L9Wml1oY

Tutorial completo, fácil e atualizado de como fazer dual boot com Windows 10 e Linux (Ubuntu 20.04 LTS), voltando para iniciantes e estudantes de Linux e ferramentas open source.

🔥Conheça a Trybe: https://betry.be/diolinux-r2

⭐ Nos siga em todas as plataformas: https://linktr.ee/Diolinux

👑 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝗠𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼: http://youtube.com/Diolinux/join
🤔 Qual...

▶ Play video
nocturne owl
silk siren
#

kkkkkkkkk

vestal fog
silk siren
#

Mas no sério, fala aí, fiquei curioso. Eu realmente nunca vi uma empresa grande usar outra coisa que não seja Ubuntu. No caso empresas com contrato CLT. Talvez a PJtinha tu realmente tu possa tacar a distro que quiser.

vestal fog
#

apesar que, pela foto ali dá pra ter ideia que, asustadoramente estou consumindo a metade da minha capacidade e não sei como rsss

nocturne owl
main cedar
# vestal fog

Sugiro diminuir a partição do Windows, deixando 200GB para Linux

Distro Linux vai do que você se interessar mais, porém vou deixar algumas sugestões: ZorinOS, Linux Mint, OpenSUSE Leap, Fedora e Debian.
Quanto ao DE (ambiente desktop), eu recomendo o KDE Plasma (Cinnamon no caso do Mint).

Debian é a opção mais segura, pois é estável e é nela que Ubuntu, Mint, ZorinOS, dentre outros se baseiam, então seria tranquilo uma possível migração.

Quando a distribuição de recursos, sugiro que separe a raíz do sistema ("/") dos seus arquivos pessoais ("/home).
60GB é mais do que suficiente para a raíz /, mas eu colocaria uns 80GB para ficar em paz e o restante no /home.

E como você apenas diminuiu a partição do Windows, ele continuaria da forma que está, porém com 275GB de armazenamento, sendo uma boa limpar esses arquivos temporários, o que é manutenção de rotina quando se usa Windows, pelo menos era o que eu fazia quando usava.

main cedar
nocturne owl
compact wharf
compact wharf
nocturne owl
compact wharf
main cedar
# compact wharf entendi, bem leve , eh sai alguma att ?

O Kernel Linux recebe atualizações direto, mas cabe a cada distro Linux usar o mais recente ou o mais estável.

Os outros itens que compõem a distro também cabe a seus desenvolvedores.

Por exemplo, o Debian prefere manter tudo estável, pois é a característica dele, já o Fedora vai sempre jogar tudo do mais recente para você já usar.

main cedar
main cedar
compact wharf
main cedar
#

@vestal fog, que fim deu isso aqui?