#(Ciência) Como você acha que se originou o universo? sem brigas!
1 messages · Page 1 of 1 (latest)
Sim, porém existe duas teorias para a origem do universo, eu gostaria de saber qual delas você acredita. A relatividade defendida por Albert Einstein e a Cosmologia de buracos negos defendida por um físico que me fugiu o nome agora
relatividade em geral.
Ok! Obrigada pelo seu comentário ♡
De nada
O Big Bang não é apenas uma teoria ou uma hipótese, ou seja, algo que ainda não foi comprovado, muito pelo contrário, é um fato muito bem evidenciado no campo cientifico.
Porém ele explica apenas o surgimento do universo, não sabemos se existia algo antes dele, ou como o "ponto inicial" surgiu.
ok! obrigada pelo seu comentário!
A melhor aceita, corroborada e factual: big bang
Tudo precisa de uma causa. Vc não ve uma va a surgindo do nada por aí. Essa singularidade inicial precisa ter tido uma causa
Mas é complicado já que o tempo, espaço e mayeria surgiram dali
Não vamos bagunçar esse tópico também
Então até comentar sobre é convexo uma vez que quando falamos de surgimento implica em temporalidade, entao frases como "o que havia antes" perdem automaticamente o significado
Complexo
Vamos sim
N vou agir diferente pq o topic é da sua namoradinha
:)
por que tem tanta gente doente e escrota no mundo...
Já discutimos isso, @sacred orbit, de que vale refazer o mesmo debate aqui?
acho que ele ficou bravinho...

Nosso debates não são conclusivos cara
A gente nunca chega a lugar nenhum
Não tem como agir como se tivesse batido o martelo em cima de pseudo-debates que não levam a lugar algum
Isso se dá pra chamar de debate, já que a gente nao está seguindo quase nenhuma regra de diálogo
Ao menos segundo Douglas W. Walton, e o que ele diz em "Logica informal"
Pare de agir como se você nos conhecesse. Ele é meu namoradinho mt antes de vc aparecer
😭
Te amo @green edge
A gente briga mas eu te respeito muito, você é a única pessoa que realmente me desafia
Você se mostrou já estar enviesadamente contra mim. Se formos continuar mantendo essa postura um com o outro(sem razão, já que não trocamos uma palavra sequer entre nós de maneira seria), nossas ijteracoea se tornarão bem mais chatas do que as minhas com o Luizin

Peço que abra mão do preconceito. Eu também não gostei de você, mas estou disposto a abrir mão de minhas opiniões se isso significar uma conversa dialetica
E eu nem falo do ponto de vista pessoal.
Até o momento você não respondeu seriamente nenhuma das minhas respostas que eu dei a questionamentos seus. Aí agora você me chama de fanático por eu ser cristão, o que corrobora ainda mais o seu preconceito provavelmente motivado a algum tipo de viés negativo em relação à religião, o que é corroborado por coisas que você já disse anteriormente. Você simplesmente não dá valor as coisas que falo pq eu sou religioso como se isso significasse per se que minhas opiniões são menos valiosas
Mas é incoerente da sua parte, como entusiasta da ciência(já que o tópico é sobre isso) já que muitas coisas que você acata, cientificamente, foram produzidas por cientistas que, em algum nível, eram pessoas religiosas.
(Ciência) Como você acha que se originou o universo? sem brigas e fanatismo!
(Ciência) Como você acha que se originou o universo? sem brigas!
O Big Bang é atualmente a teoria mais bem corroborada em relação ao surgimento do Universo. Todas as outras tentativas não foram tão satisfatórias ou esbarram em problemas científicos
O satélite COBE trouxe contribuições significativas em relação ao nosso entendimento sobre a radiação cósmica de fundo em micro-ondas, resquícios da explosão/luz inicial do big bang
Além disso, acaba expansão das galáxias, fato já observado, sugerem um universo se expandindo de um ponto em comum, corroborando ainda mais a teoria
Expansão do Universo*
viu como é mais fácil de dialogar assim @sacred orbit ? não tenho problema nenhum com religião alguma, somente odeio a questão do ´´fanatismo´´ sobre querer brigar sobre a religião ou ciência estarem corretas
se eu te ofendi de algum modo, já me adianto e peço desculpas 🫶
Ok, eu gosto muito de debater mas muitas vezes me deixo levar por emoções, principalmente quando provocado. Acho que acabei me exaltando em alguns momentos, então peço desculpas também
seu 2 - 3 comentário foi com o luizin
@small shore você upou para o nível 16! 
» Colocação: #77
(999 de XP para o próximo level) 
vocês puxaram o assunto de novo para cá. E isso gerou uma mini briga
🫶 não se preocupe com isso... acontece!
Eo big bang?
se perdeu no caminho 
mas vamos voltar a falar dele agora, só temos que esperar o pessoal começar a conversar no forum
ok! obrigada pelo seu comentário

Sé o big bang e uma teoria, porque tem evidencias?
como a expansão do espaço e tempo.
Ninguém?
Isso foi uma pergunta para quem?
Ninguém. Por que não tem ninguém para debater.
Espera
Acabei de criar o fórum, logo vai aparecer uma galera para conversar e debater
Be kind
Existe uma teoria fantástica sobre a inflação do universo abordada no vídeo do ciência todo dia
Se quiser eu posso te passar o nome
E ela explica certinho a evolução e expansão universo de uma maneira muito educativa e entendivel
Eu já vi esse vídeo, por isso que eu sei tanta informação sobre o big bang
foi bem educativo
E já viu sobre a cosmologia dos buracos negros tbm?
explicou ate como o universo surgiu
acho que não
vou ver aqui
Recomendo esse video 👆
Mandei o link
Essa é a segunda teoria "plausível" sobre o surgimento do universo
Ok vou ver e vejo se formo uma opinião
**para o pessoal que está chegando agora no fórum, irei mandar o link dos vídeos que abordam as diferentes "teorias", peço que assistam e discutam argumentos sobre o que é mais "certo" **
Será que o nosso Universo é um buraco negro? E que a gente, por consequência, vive dentro de um buraco negro? A ideia pode parecer insana, mas ela pode ser levado a sério. Essa é a Cosmologia de Buracos Negros, e ela pode nos ajudar a entender melhor como o Universo evoluiu após o Big Bang.
MINHAS CAMISETAS: https://bit.ly/CamisetasLoos
As prim...
Cosmologia de buracos negros do físico indiano
A Teoria da Relatividade Geral é sem dúvidas uma das teorias da física mais famosas. Ela prevê coisas como buracos negros e buracos de minhocas, e praticamente muda a nossa maneira de entender gravidade e campos gravitacionais. Mas como exatamente essa teoria da relatividade de Einstein funciona?
Seja membro do nosso canal para ajudar a manter ...
relatividade geral de Albert Einstein
Esse vídeo apresenta fortes pontos, mas são apenas teorias. Mas essas teorias tem um ponto em comum: todas elas apontam que o universo se originou em uma singularidade. Um ponto onde e considerado o centro de um buraco negro, ou seja bem no centro onde sua "singularidade" esta. Essas "teorias", fazem algum sentido sé você parar para analisar, mas no entanto a "singularidade" é abordada como infinita, onde não faria sentido algum porque "nada e infinito", assim dizem os cientistas. Teoria bem envolvente.
Entendi, mas em certo ponto é possível criar uma certa conexão
Mas a relatividade geral tem argumentos melhor e comprovados, logo eliminando está teoria
Obrigada pela sua opinião!

Essa "relatividade geral" é bem complexa e confusa, principalmente a curvatura do espaço tempo, Para mim essa curvatura no espaço não ta fazendo sentido. Talvez tenha algo a mais do que apenas uma simples curvatura.
A ideia é: a Massa de determinado planeta/estrela ou buraco negro, Atrai o que possui uma massa menor
E isso gera uma curvatura que meio que "aprisiona" e faz com que tenha uma órbita em volta da maior massa
@small shore você upou para o nível 17! 
» Colocação: #75
(999 de XP para o próximo level) 
Se nos tivéssemos 2 estrelas no sistema solar, a estrela com maior massa seria orbitada pela menor, e assim sucessivamente
@earnest dock é um pouco confuso. Mas a relatividade em si é isso.
Eu estava falando da curvatura do espaço, tipo: se tem uma curva como uma decida ou uma rampa, não faria mas sentido a massa menor ir de encontro com o centro da curvatura?
O espaço tempo como: "curvatura", Não faria sentido em nossa "3 dimensão", porque existem muitas diferentes direções e posições tipo: Uma bolinha de golfe sendo atraída para um campo de atração, a bolinha mudaria de direção mas dependeria de sua posição e deslocamento, como de onde ela foi lançada o quanto de velocidade ela pegou, ou seja ela não seguiria um padrão como uma caída de uma rampa.
Entendo o seu ponto
Porém o espaço não faz muito sentido, ou essa teoria de Einstein se prova errada
Eu prefiro acreditar que Einstein não conseguiu explicar a força da gravidade
E também existe muita influência do efeito maré e força hawking no nosso universo
O que pode ocasionar diversos erros de cálculos
Mas Newton e Einstein bateram na mesma tecla com a gravidade
Mas se existissem "dois campos gravitacionais"?
Não apenas um, como se fosse um pano com uma curvatura
Mas sim um espaço onde a um objeto de massa densa que puxa outros objetos de massa menor.
Supostamente todo o canto do universo é tocado pela gravidade e influênciado
Deixa eu explicar
A velocidade para escaparmos da força de atração da terra é igual ou maior que 40.000KM/H
Quando isso ocorre, nós estamos sujeitos ao efeito maré
Que é a diferença da força da gravidade
Por que somos expostos a gravidade da terra, lua e sol
Similar ao efeito hawking que os buracos negros causam
Então sim, eu acredito que temos um "atrator"
Como o que mantém nossa galáxia, Sagittarius A*, um buraco negro supermassivo com milhões de massas solares.
entendi, então teoricamente tudo esta sendo puxado para o centro da galáxia?
Pelo nosso buraco negro, por isso que tem galáxias
Meio que ele prende toda nebulosa, poeira cósmica, estrelas, planetas e asteroides
Toda galáxia tem um buraco negro supermassivo em seu anel de luz
para mim isso não parece fazer sentido, porque a força de atração teria que ser enorme e cobrir uma área gigantesca para apenas um buraco negro, tudo seria puxado de uma vez.
Para o centro da singularidade.
Então
Esse é o mistério
Não tem uma teoria formada para explicar isso
Vamos ficar no mundo das imaginações por enquanto

Porque teoria no mundo da ciência não deve ser interpretada da mesma forma que teoria no senso comum.
O @green edge explicou detalhadamente em algum tópico, mas não encontrei a resposta.
Mas é possível resumir que, o big bang ser chamado de teoria pesa mais a favor do que contra ele, ao contrário do que se imagina popularmente
Isso é interessante.
A singularidade de um buraco negro é um quantidade muito grande massa concentrada em um volume muito pequeno. Esse volume ele tende a zero. Não é zero, mas tende a zero, conforme a gente aprende em Cálculo 1.
Quando se divide esse número assustadoramente grande por um número que tende a zero, a densidade, que é o que está sendo calculado tende ao infinito
Na verdade é uma indeterminação matemática, mas em alguns contextos pode fazer sentido
Que é quando se estuda limites matemáticos, igual ao exemplo que citei
Mas está
Me corrijam se eu estiver errado, mas esse centro da curvatura é basicamente o centro de massa do planeta sendo orbitado
É isso que se chama de órbita. A ISS por exemplo está constantemente caindo em direção ao nosso centro de massa. Isso é órbita. Ela só não cai por conta de sua velocidade.
Por favor, me corrijam se eu estiver falando besteira
Mas se a velocidade é baixa demais, então o objeto vai diretamente de encontro em direcao a esse centro de massa e colide com ele.
Acho que é isso mesmo
Mas tem. O buraco negro. A força de atração de um buraco negro supermassivo é enorme. Mas até onde sei, nao é somente ele que mantém a galáxia orbitando. Até onde sei, é basicamente um centro de massa de vários outros objetos ali no centro, estrelas, buracos negros e material escura
Tá certo
Acredito ser também kkkk não tenho muito conhecimento sobre física quântica
A maior massa sempre atrai a menor massa
calma ai que to morto de sono
Voce também parece ter uma percepção equivocada do funcionamento de um buraco negro. Ele nao é um ralo que automaticamente suga tudo em volta. Tudo depende da massa dele e da nossa distância em relação a ele.
Se você, por exemplo, substitui o Sol por um buraco negro de massa igual, o que você acha que vai acontecer?@earnest dock
O nosso Sol
No caso
"Só sei que nada sei"
Sim! Ansioso pra ver a resposta
Julgando sobre este conceito de massa e atração a terra só vai cair no buraco, porque e um buraco não uma estrela que tem uma força gravitacional tão grande quanto a um buraco negro. Buracos negros tem uma gravidade mais poderosa que o sol, o buraco negro sugaria tudo.
A força nem se compara
Errado. Nada mudaria
Em relação às orbitas*
Todos os planetas continuariam segundo as mesmas órbitas que já seguem atualmente. A gente só ia morrer de frio, mas, tirando isso, não seriamos "sugados".
Explicação: Segundo a teoria de Albert Einstein sobre a relatividade espacial/geral, o que vence no espaço é sempre a gravidade que é exercida pela maior massa, logo se o nosso sol fosse trocado por um buraco negro de massa igual, as órbitas não mudariam por que a massa do buraco negro não seria suficiente para atrair os planetas. Mas os planetas sofreriam com baixas temperaturas por que um buraco negro não emite calor
Mas se algo passar do horizonte de eventos, é impossível de escapar!
Bem, seria, assim como o Sol nos atrai. A gente está constantemente sendo atraídos por ele, como a Lua está sendo constantemente atraída para a Terra.
Tendi
Até faz sentido por que buracos negros são formados por estrelas em declínio..
Mas eu tava pensando no buraco negro do tamanho do sol não com a mesma massa
É um modo que eu nunca parei para pensar
Talvez ele afetaria as órbitas ou algo do tipo
Isso me pegou de surpresa agora!
Acabei de ver um vídeo que explica sobre isso, mais ou menos.
E do "Olá, ciência!" o nome do canal do YouTube
E se o Sol fosse um Buraco Negro? Quais seriam as consequências da vida na Terra? A Terra continuaria existindo? Vamos descobrir nesse novo vídeo da série de Astronomia no Olá, Ciência!
🚀 Curso completo de astronomia: https://bit.ly/astronomiacurso
Direção e Apresentação: Lucas Zanandrez
Roteiro: Vini Marangon
Edição: Vini Marangon
Contratos ...
Esse é o vídeo que acabei de ver para forma uma opinião concreta sobre o assunto.
Se levarmos o conceito ao pé da letra, se o buraco negro com o mesmo tamanho tivesse uma massa menor que a do sol, possivelmente os planetas "escapariam" de suas órbitas
depois de exatamente 8:20 segundos, a nossa terra vagaria pelos confins do espaço até cair em uma outra estrela
Sim, porque não seria a mesma massa do sol, então todos os planetas mudariam de rota.
As órbitas dependem da massa, se eu não me engano.
Por exemplo: se um buraco negro ficasse no lugar do sol e sua massa fosse maior os planetas seriam atraídos em bem menos minutos que que apenas 8 minutos porque o espaço tempo iria mudar
Não necessariamente, 8:20 segundos é o tempo que a luz demora para chegar na terra
Então se o sol sumisse agora, nós teríamos a luz dele por 8:20 segundos, depois, tudo ficaria escuro e a terra sem a gravidade do sol, vagaria pelo espaço
Sim, concordo.
Em apenas 1 segundo, a luz consegue dar 8 voltas na Terra. Ela é muito rápida! Mas, saindo do Sol, ela demora cerca de 8 minutos para chegar em nosso planeta. Será que ela não é tão rápida assim? Confira no vídeo!
► A ÁGUA que TRANSFORMA IMAGENS! https://youtu.be/tpIWhKPg8tQ
► Cadê a GRAVIDADE? https://youtu.be/XZaT-ry32F0
► Inscreva-se: https...
Mas se o sol sumir levaria 8 minutos para a terra deixar sua órbita?
Sim
Esse é o tempo que a luz/gravidade demora para percorrer a distância
É só a gente fazer 60x8+20×300.000
Essa é a distância que a Terra está está Sol
Faz sentido
150 milhões de quilômetros
A gata aqui manja da matemática
Assuma
Mas não foi o número exato

Nossa, ai ia fazer uma bagunça
Eu acho que na questão da órbita não
Acho que mesmo que ele tenha um tamanho parecido, isso não causaria mal algum
Ele nem chegaria perto de mercúrio...
O sol e mercúrio compartilham uma distância de 57.909.227 km e o sol tem um tamanho aproximado ( raio ) de 1.392.700 km, então...
Vocês não dormem não?
Eu tô assinando papéis agora
Vou ter que entregar eles para o tribunal amanhã, e depois tchau brasil
Irei retornar para minha tão amada Los Angeles
A ISS tem um sistema de propulsão que é utilizada algumas vezes no ano para impedir que ela fique abaixo do nível normal de altitude
surtuda
🤏
Slk, se eu fosse para LA eu estaria mo feliz garota
O Drake está lá hein, tem cuidado kkj
Quem é Drake?

O que vocês acham da teoria que o Universo é ou foi um buraco branco?
e bem louco pensar nisso..
Ou que o universo esta dentro de um buraco negro
Sim, justamente pq ela está caindo
Segundo a teoria da cosmologia de buracos negros, a mesma que eu mandei o vídeo acima.
O universo poderia ter se originado de um buraco negro em fase final de vida, onde o mesmo comprimiu muita matéria e meio que ele perdeu sua atração gravitacional, fazendo com o que aquela matéria comprimida escapasse e originasse o universo e sua inflação. Eu não consigo acreditar nessa sendo a teoria verídica, mas muitas coisas no vídeo parecem ser bem coerentes
@small shore você upou para o nível 21! 
» Colocação: #61
(963 de XP para o próximo level) 
Acho mirabolante demais
Porém a relatividade geral tem pontos mais coerentes e claros de se compreender.
Mas ate que se prove ao contrario tudo não passa de teoria
tudo pode ser bem diferente do que nós pensamos

Nem tanto, se parar para pensar o universo pode ser o oposto de um buraco negro, porque ao invés de puxar o universo empurra.
Bem parecido com um "buraco branco"
Racismo? E porque não negro?
kkkkkkkkkkk mds
O buraco negro tem seu oposto que e o buraco branco, só pesquisar kkkkkkk
Buracos brancos inves de puxar a materia eles expulsão
Por isso que eu disse que isso
Tlgd irmão, só tô brincando
teóric*
?
Até onde sei, a existência de buracos brancos é meramente teórica
Nem isso
Está mais para hipótese, e talvez nem isso também
São objetos de especulação apenas
Mas se parar para pensar para cada ação tem uma reação
@earnest dock você upou para o nível 2! 
» Colocação: #368
(1000 de XP para o próximo level) 
então se tem uma massa que puxa vai ter uma massa que expeli
não sei se deu pra entender o que eu quis dizer
Mesmo que tenha, não sei se, logicamente, isso se segue de 'cada ação tem uma reação'
Isso é muito filosofia
Não temos evidências que comprovem que buracos brancos existem ou já existiram
Vou pesquisar mais a fundo
evidencias tem, tipo: buracos negros
Nn
se ele puxa deve haver algo que expele
Não necessariamente
não teoricamente um buraco branco
Mais essa é a questão, você está levando a lei da ação e reação ao pé da letra
Isso não se aplica ao espaço
Um buraco negro agrega a si a massa que puxa
então, os buracos brancos expulsa matéria, ao contrario do buraco negro que a consome por completa.
teoricamente
é mas são absolutamente teóricos
Não possuem qualquer evidencia que corroborem a usa existência
um buraco negro não é evidencia de um buraco branco
eu to levando em consideração o que o big bang pode ser um buraco branco
Não tava usando o conceito de física mais sim o conceito tipo: liberação e neutralização
se existe "algo" esse "algo" vai ter o seu oposto
Isso não é absolutamente verdade

Isso pode se aplicar as unidades fundamentais da materia mas nao a tudo
Buracos negros são feitos de massa
matéria é tudo que possui massa e que ocupa um determinado espaço.
então?
voce é feito de massa
voce é amteria
isso nao significa que exista um 'anti-igor'
N
Não exatamente só significa que minha massa pode se desfazer, por que eu sou feito de massa não de "igor"
eu falei das unidades fundamentais que forma a matéria, além do mais
E não da matéria
Como os eletrons, os protons, pra cada um deles voce tem uma particula de carga oposta
A materia no geral
Mas nao eu, nao voce, e nao um buraco negro, necessariamente
Nesse sentido, ainda que o que voce esteja falando seja verdade, o 'opostoo do buraco negro' vai ser a anti-materia e nao um buraco branco
Mas pode ser classificado como tal, depende da informação coletada sobre tal "anti-materia"
Se os buracos negros criam um "buraco" no espaço-tempo, o buraco branco criaria uma "montanha"?
Não
um "buraco branco" expeli a matéria, ao contrario do buraco negro que a consome
Como a antimatéria, se encaixa nesse conceito?
Não se encaixa. Exatamente
mas:
mas²:
Se existe tem antimatéria, mas a onde?
anda não foi comprovado que existe um "universo alternativo" com antimatéria.
mas a especulação e se existe um algo como "Buraco branco" que possivelmente expeli a matéria não a antimatéria.
antimateria não pode ser armazenada
Pode ser criada, mas não pode ser armazenada
voce ve isso em colisores de particula
Mas armazenar é impossivel, pois no momento em que interage com a materia, elas se aniquilam
Sim, isso eu sei, mas tem que ser um "buraco negro feito de antimatéria"?
sei la
Temos evidências de até 9 universos diferentes. Só olhar no canal do ciência todo dia
Por que não pode ser um o oposto do buraco negro não o oposto de elétrons da matéria, mas sim o oposto do que o buraco negro faz como atrair a matéria, e o oposto fazer tipo afastar a matéria.
link?
Tá no canal dele, só pesquisar
Mas vou tentar achar uma fonte do Google
to pesquisando aqui
@earnest dock
O Google só disse isso
Mas tem vídeos que "provam" existir 9 universos
Consideram a possibilidade, então não e exatamente verídico.
sim. Tudo isso é hipótese.
hipótese, ate que se prove ao contrario com os avanços da cosmologia, é com que esses avanços podem fornecer de informação para essas hipótese.
sim, mas ainda hipótese
Concordo. ainda
D'accord 
Eu também não acredito na veracidade disso
Acreditar que um multímetro existe é muito tipo, Marvel
Sim, isso ia ser uma catástrofe completa. Multos multiversos separadamente e infinito, e impossível, ate onde sabemos.
Buracos negros são objetos fantásticos, e cair dentro de um seria uma experiência única. Mas como nós sabemos? O que nós veríamos enquanto caíssemos em direção ao horizonte de eventos? Será que sofreríamos espaguetificação? Passaríamos por um buraco de minhoca? Encontraríamos o pessoal de Interestelar?
Seja membro do nosso canal para ajudar a m...
@earnest dock

era sobre isso que eu estava falando com você aquele dia. @earnest dock 👇
Existe uma região do espaço que está nos puxando, e ela foi chamada de o Grande Atrator. Do que consiste essa região? Seria ela energia escura? O que sabemos sobre esse mistério?
BLACK FRIDAY NA ALURA: https://bit.ly/blackfriday-alura-cienciatododia
Seja membro do nosso canal para ajudar a manter os vídeos no ar! http://youtube.com/cienciatodo...
Vídeos incríveis @earnest dock
Nosso universo é tão perfeito e assustador ao mesmo tempo
Na minha opinião tudo foi Deus e não existe bigbang
É perfeito, eu não diria ta mais para complexo a cada nova descoberta, bom dia.
Mas se foi Deus quem criou o big bang? Tudo e hipótese.

Hipótese é algo inexplicável e ninguém explica Deus

Sim, foi por isso mesmo que eu falei
Hipótese também e chamado de algo quase improvável mas que pode existir.
@earnest dock você upou para o nível 3! 
» Colocação: #263
(988 de XP para o próximo level) 
Não estou falando que Deus não existi só estou falando que pode ser uma hipótese

Qual deus?
EMANUEL

De um ponto de vista lógico, o Universo ter surgido através do Big Bang não anula a existência de um Criador.
Essas duas premissas não são contraditórias.
Em tempo, foi inclusive um padre, chamado George Lemaitre, que criou a teoria do Big Bang. Um teísta cristão
@sacred orbit você upou para o nível 118! 
» Colocação: #19
(957 de XP para o próximo level) 
Tão contraditório um cara crente décadas atrás ter criado uma teoria tão proeminente e hoje em dia crentes esquentarem a cabeça com isso.
Real
Sé a terra e redonda porque ela não se chama bolinha de terra?