#Escala 6x1 favor ou contra?
1 messages · Page 1 of 1 (latest)
Eu começo ja sou contra
@stiff spoke e @static tendon
Vcs sao contra ou a favor?
Sou contra
Totalmente contra
Essa escala é desumana.
Há quem defenda falaciosamente dizendo que "o trabalho dignifica o homem"
Mas essa escala não dignifica ninguém! Essa escala prejudica o homem, mina a sua produtividade, vontade de viver, tempo de qualidade com a família, etc
Essa escala priva o trabalhador até mesmo de um descanso digno para que possa voltar a trabalhar!
É uma escala que ainda serve para perpetuar a desigualdade social
Porque um trabalhador nessa escala nunca vai ter o mesmo tempo que um playboy, político ou elite tem para se dedicar à estudos, hobbies, profissionalizar-se e buscar por novas vagas melhores. O rico tem todo o tempo do mundo para, se quiser, galgar novas oportunidades profissionais a partir de estudos que ele tem tempo para fazer e que no caso da imensa maioria dos trabalhadores, não existe
Isso vai dar mais chances desse cara ascender profissionalmente do que se comparado às chances do trabalhador 6x1 que tem um dia de folga na semana no qual ele precisa conciliar descanso, lazer, saúde, higiene, família, estudos e espiritualidade, tudo isso em 24 horas, o que é humanamente impossível e inviável de n formas diferentes
Isso por si só leva à inevitável conclusão de que é uma escala criada para manter o pobre, pobre, e o rico, rico.
Contra
Mas eu tenho uma pergunta p vcs se nos paramos de utilizar a escala 6x1 iria virar a 5x2 certo mas e ai vai faltar um dia inteiro a menos de lucro, quem vai pagar esse rombo?
Por isso eu proponho a por horas como é no mundo inteiro e que nao tem nem limitações para quem quer trabalhar mais como por exemplo o dono de um bar mesmo que ele queira trabalhar 7x0 ou trabalhar mais que o limite de horas o que não é possivel ja por outro lado por remuneração por hora ja é possível
Escala
O que importa não é o tempo, é a produtividade, uma pessoa mais descansada pensa melhor, comete menos erros, tem tempo pra estudar e aprender algo mais qualificado, procurar outro emprego que pague mais... Pro caso do varejo todas as outras pessoas que trabalhavam no 6x1 vão ter algum tempo pra sair e comprar
Só quem sai perdendo se a escala 6x1 for proibida pra todo mundo é quem quer um empregado que só saiba apertar um parafuso pelo máximo de horas possível
Pra mandar o produto pra fora
Já há estudos que comprovam que trabalhar apenas 4 vezes na semana aumenta muito a produtividade dos funcionários. Na lógica, se os funcionários trabalham melhor, então o lucro é maior. Obviamente, há setores em que isso não funcionaria da melhor maneira
Mas o Brasil ainda está conquistando o 5x2
Quem dirá 4x3
Olha em nenhum pais que eu conheça usam a base 5x2 quem dirá 4x3 ,mas não tem evidencia nenhuma que aumenta a produtividade no caso do Japão e ums outros só é usafo pois a produtividade é tanta que nao vale a pena fazer a 6x1 MAS O BRASIL NÃO TEM PRODUTIVIDADE o suficiente para diminuirmos a carga
Ok mas e o rombo ? Alguem vai deixar de ganhar lucro pq vai ter um dia de descanso certo e ai quem vai pagar vai ser vc?
Pra ter produtividade tem que fazer coisas que aumentem a produtividade
De quem? O varejo vai ter lucro pq as pessoas vão ter tempo de consumir, os trabalhadores a longo prazo vão ser mais qualificados pq vão ter tempo de se qualificar e de cuidar dos filhos que são o futuro do país, no longo prazo é positivo. Quem vai ter rombo é quem quer uma máquina pra fazer coisas repetitivas, não um trabalhador pensante, e esses caras que comprem a dita maquina
Então você simplesmente vive de baixo de uma pedra ou não quer abrir os olhos.
"As boas notícias para os colaboradores é que, após os testes, mais de 96% das empresas a nível mundial irá provavelmente manter a semana de 4 dias. Não é surpreendente, considerando que durante o período de testes as empresas:
- Mantiveram ou aumentaram a produtividade
- Aumentaram a faturação em 8%
- Experienciaram uma queda na falta de assiduidade
- Verificaram um decréscimo significativo nas resignações"
Reforçando o ponto: "Aumentaram a faturação em 8%"
Sai pra lá defensor de 6x1
E tu wigle sabendo que tem um rombo vai ser tu q vai pagar?, o governo ja ta em déficit e nao vai ter demanda o suficiente para pagar
pagando bem eu sou a favor de tudo
Era mais prático escrever para ser mais fácil responder aos pontos que você refere no áudio
43 dólares por hora auhsduashudaushudas
A escala 6x1 mina a produtividade, é isso vai de fatores socio-economicos e que se relacionam diretamente com a relação laboral do trabalhador médio brasileiro. Óbvio que o brasileiro não produz. Como que ele produz tendo que gastar de 2 a 4 horas em média por dia de transporte público, um serviço sucateado, ruas esburacadas que irão danificar o veículo dele, em um país com uma segurança precária, tudo isso pra um trabalho que vai minar a vida dele e ainda por cima pagando um valor pífio que não satisfaz sequer as despesas mais básicas, que é comprovadamente 1/6 do valor que deveria ser?! Ou seja, falar a favor da 6x1 mirando na falta de produtividade é um tiro no pé porque a 6x1 é um dos fatores que colaboram para esse déficit na produtividade
Mas utilizar países com produtividade e que não adotam essa escala nao justifica a existência delas também.
É como dizer: "ei, eles estão melhores que a gente e não fazem isso" mas isso por si só não tem muito peso diante da discussão porquê eles podem ter motivos diferentes para não adotar essa escala, que é visa a super-exploracao do trabalhador e é vantajosa para o governo e para a elite. Além disso, acaba por se tornar uma evidência anedótica, que é a evidência baseada em amostras não representativas, por tomar como referencial uma evidência que não necessariamente representa o todo, de onde se segue que conclusões baseadas nela não podem ser justificadamente extrapoladas para toda a população do estudo(em termos estatisticos). Além do mais, sabe-se que existem países que extinguiram essa escala e experimentaram um boom de produtividade, justamente porque proposiciona ao trabalhador um tempo digno de descanso que, por consequência, fará com que ele produza mais, que é uma evidência que vai diretamente de encontro à que você apresentou.
Onde que extinguir a escala 6x1 vai esvaziar os produtos dos varejo? Por acaso já ouviu falar em algo chamado de "escala"?
É algo "magico". Óbvio que o mercado vai ter que contratar mais pessoas, mas nao, não vai ter esse boom todo aí não
Essa responsabilidade é do governo, e não do trabalhador. Não é o justo que o trabalhador tenha que literalmente ceder a sua vida, tempo com a família, tempo que poderia estar se qualificando pra oportunidades melhores e que a ELITE tem e aproveita para galgar melhores lugares porque a máquina publica está sobrecarregada! Essa culpa não é do trabalhador que carrega o país nas costas e cuja única coisa que está pedindo é DESCANSO
Eu entendo você não apoiar por exemplo, a PEC contra a 6x1 nos termos que ela estabelece, mas não entendo você falar a favor da 6x1 como se um dia de folga a mais fosse, como sempre dizem quando o trabalhador ganha mais direitos ou luta por estes, destruir a economia.
É sempre a mesma desculpa vindo exatamejte da mesma classe ao longo da historia.
Isso é estranhamente curioso e diz muito. Ainda mais se você for pobre que muito provavelmente vai trabalhar 6x1 em algum momento de sua vida. É oq Engels e Marx chamaria de ideologia. O puro suco
o texto mlk 💀. Sou contra
N sou a favor da 6x1 , claro nao é justo so n sou totalmente a favor pois ainda tem problemas como a porra do rombo q ate esse momento da discussão nao me falaram quem vai pagar e mesmo que tenha o argumento de "ai vamos aumentar o emprego pq vai cobrir essa falta de lucro" n me parece uma boa ideia pois pode acabar contratando pessoas sem a especialização necessária para o emprego
Ou nao ter pessoas suficientes sla
Eu já falei lá em cima algo totalmente diferente de "vamos aumentar o emprego"
"Aumentaram a produtividade"
"Aumentaram a faturação em 8%"
Errei fui mlk kkkkk
AMIGO, A 6X1 JA É EM MAIORIA PESSOAS ASSIM
6x1 na imens maioria dos casos são subempregos que exigem baixa qualificação profissional
Então essa desculpa não cola
Kkkkkkk
39222857142,85 essa conta foi feita por mim mesmo claro ela pode estar errada mas com os dados de que um brasileiro medio ganha 6 reais por hora e que trabalha na carga horaria maxima permitida pela legislação por semana 44 horas, a multiplicamos fazendo assim 264 reais por semana que dividido por 7 da esse numero aq37,714285714285 que é o que ele gera por dia, apos isto calculamos pelo numero de semanas(52 e um dia mas ignoramos o dia por enquanto )no ano para sabermos o quanto ele vai deixar de gerar em um no total mas temos um porem aqui nao é possível saber quantas pessoas trabalham na 6x1 oque pode gerar discussões que n to afim de falar agr mas eu chutei em uns 20 milhões no caso da um numero imenso ( o do inicio do texto), isto é oq as empresas deixariam de ganhar e me desculpa mas acho que as empresas nao iam reagir mt bem para este prejuízo. Se eu fiz algum calculo errado ou falei alguma merda mal ai
Esqueci de botar as virgulas nos numeros perdão
N to com saco de arrumar
Você esqueceu de botar as vírgulas em tudo, não só nos números
Ficou extremamente confuso de entender o seu ponto
E, claramente, dá a entender que você não entende nada sobre como funciona uma empresa
Pelo menos já trabalhou numa?
Sabe que existe uma diferença entre o que a pessoa ganha de salário e aquilo que ela gera para a empresa, certo?
Sabe que uma empresa não se mantém de pé se estiver pagando mais do que ganha aos funcionários, correto?
Então é nescessário eu saber o funcionamento de uma empresa para estimar o quanto um trabalhador médio vai deixar de produzir ? E outra pergunta ja que eu sou tão burro assim e não sei nem o funcionamento de uma empresa (algo que eu realmente não sei, pois nunca me deu o interesse de estudar esse ponto) de quantos reais vai ser o rombo? E quem vai pagar ele?claro espero que como vc propõe o fim da escala 6x1 deve saber né?
O mínimo que se espera de alguém que entra em uma discussão sobre um tópico específico é que tenha uma noção básica sobre o assunto
Primeiro, há que saber separar dois conceitos diferentes: o que o trabalhador recebe (salário) e o que ele gera para a empresa (faturamento). O valor que uma empresa ganha com o trabalho de cada funcionário tende a ser muito maior que o salário pago, ou a empresa não estava de pé. Então não faz sentido nenhum usar o ganho por hora de um trabalhador e multiplicá-lo para estimar o prejuízo de uma empresa.
Um exemplo prático bem resumido para você entender: Eu trabalho com reparações de eletrodomésticos. Eu recebo cerca de 5 euros por hora. Supondo que a empresa cobre 3 euros por cada equipamento que eu reparo (é valor fictício, não sei quanto realmente a empresa cobra). Se eu reparar 5 equipamentos por hora, a empresa faturará 15 euros, no entanto, o meu salário continua a ser 5 euros por hora, pois é o valor que está no meu contrato. Isto mostra que o valor que eu gero para a empresa depende da minha produtividade, e o mesmo acontece em outras empresas do mesmo ramo (trabalho humano)
Agora, se eu estiver fisicamente/mentalmente cansado, obviamente vou reparar menos equipamentos, e o faturamento da empresa será menor. É isso que acontece frequentemente em escalas como a 6x1: o trabalhador fica sobrecarregado e isso a afeta sua produtividade e, consequentemente, o faturamento da empresa. Por outro lado, há sim estudos que mostram que em escalas mais equilibradas, como a 4x3 ou 5x2, os trabalhadores tendem a estar mais descansados, felizes e, portanto, mais produtivos.
Quanto à sua pergunta sobre o 'rombo' financeiro: é impossível definir um valor exato, porque isso depende de diversos fatores: o tipo de trabalho, a estrutura da empresa, o nível de produtividade dos funcionários, entre outros, no entanto, se nos basearmos pelos estudos que já foram feitos, a tendência é o faturamento aumentar, evitando esse "rombo"
Sabe quanto uma pessoa que recebe menos de 2 mil reais gera pra empresa POR POSTO de trabalho?
Mais de 10 mil reais
Trabalho em uma empresa de telemarketing no setor de TI
Atendo os clientes e operações de telemarketing sanando os problemas deles. Quando visitava as operações no predio(1 por andar) são CENTENAS de postos de trabalho
Cada um gera pra empresa 10 MIL REAIS
Desses 10 mil, a pessoa fica ali com os seus 1400-2000(NO MAXIKO)
Primeiro, há que saber separar dois conceitos diferentes: o que o trabalhador recebe (salário) e o que ele gera para a empresa (faturamento). O valor que uma empresa ganha com o trabalho de cada funcionário tende a ser muito maior que o salário pago, ou a empresa não estava de pé. Então não faz sentido nenhum usar o ganh por hora de um trabalhador e multiplicá-lo para estimar o prejuizo de uma empresa.
Exatamente! É uma questão de raciocínio lógico!
A empresa precisa se manter e o valor gerado pelo trabalhador tende a ser muito maior que seu custo. Caso contrário, não faria sentido para o empresário, que visa o lucro, manter esse modelo de trabalho.
Ora, ainda assim ele mantém
@static tendon você upou para o nível 108! 
» Colocação: #20
(988 de XP para o próximo level) 
Portanto, faz sentido para o empresário, que visa o lucro. Portanto, esse modelo está gerando LUCRO para o empresario
SE está gerando lucro para o empresário, então ainda que a conta dele esteja correta em relação ao ganho por hora do trabalhador, há que se notar que não importa quão alto esse valor seja, o empresário ainda mantém, o que significa que ESTÁ DANDO UM LUCRO MUUUUUUITO maior pra empresario
É preciso salientar aqui que a economia não deve beneficiar somente o empresário, pois trabalhador também é parte da economia.
Quando o empresário diz que a abolição dessa escala prejudicará a economia, o que é extremamente discutível, ele não está falando da economia mas de seus lucros.
Além do mais, essa narrativa é exatamente a mesma utilizada pela mesma classe de pessoas historicamente TODAS AS VEZES QUE A CLASSE OPERARIA SE POSICIONOU EM BUSCA DE MAIS DIREITOS!
É exatamente o mesmo argumento que prevê catástrofes economias que, historicamente, NUNCA SE CONCRETIZARAM! Não foi assim com a abolição da escravidão, não foi assim com a implementação de um 13° salário, não foi assim pela busca por 1 salário mínimo, ocasiões históricas nas quais a exata mesma classe utilizou-se da exata mesma narrativa contra o exato mesmo grupo de pessoas!
Eu marquei o panoc sem querer
A abolição dessa escala geraria milhões de novos empregos para suprir a nova demanda.
Isso também aumentaria o giro do capital, o trabalhador compraria mais, e, ao contrário do que está saber noticiado, isso não geraria uma explosão inflacionaria, pois a concorrência capitalista, mesmo na era dos monopólios mina a capacidade das empresas de aumentar os preços indiscriminadamente
Se uma empresa aumentasse os seus preços ela perderia seus clientes para a concorrencia
O empresário já é prejudicado no nosso país, mas isso não é culpa do trabalhador!
O problema do empresario não está numa classe que só quer viver, mas em problemas ESTRUTURAIS, como o baixo acesso à crédito, uma alta carga tributária, aumento constante de custos sistêmicos, com o energia elétrica, e outros problemas como a dependência do dólar.
Então a fonte do problema do empresario não é o trabalhador querendo viver! O trabalhador quer viver a centenas de anos e toda vez é o mesmo argumento!
Isso NUNCA quebrou a economia.
Acredito que você esteja mirando no alvo errado em suas críticas. Vc está atacando a classe errada 🙂 isso tem nome: ideologia
(Ideologia no sentido que Marx e Engels usavam)
Olha eu posso estar mudando de ideia, mas preciso de algumas coisas ja que querem colocar em pratica uma nova escala
•O trabalhador vai ganhar o mesmo para trabalhar menos?como q vai ser isso ai?
• E de novo o rombo tem ao menos uma estimativa de quanto vai ser ?de quantos bilhões vai ser?
• E as pessoas que querem trabalhar mais, por exemplo uma faxineira ela no caso ganharia pouco se trabalhasse na 6x1 e quer trabalhar na 7x0. Logo teria de se render ao pj (que é melhor que a carteira ass. Obv )e ainda não trabalhar mais de quatro horas para a mesma pessoa pois a pessoa que a contratou teria de assinar a carteira dela o que forçaria ela a ganhar menos pois é uma infração trabalhar no 7x0, seria melhor se fosse remuneração por hora nao acham?
• O decimo terceiro, continuaria ganhando? São a favores do 13°?
@tepid oasis você upou para o nível 3! 
» Colocação: #252
(966 de XP para o próximo level) 
- Quanto ao salário, quem já tá contratado ganharia o mesmo, quem vai ser contratado depois vai da oferta e demanda com piso no salário mínimo da categoria. Aí complexifica, a região tem demanda pra precisar de mais contratações pra fechar as horas? Pessoal tá se qualificando? Salário aumenta. Exército industrial de reserva na região tá alto e com menos horas a pessoa consegue fazer uma renda extra depois do serviço? Salário diminui. No primeiro momento as empresas vão tentar contratar por menos, mas se elas vão conseguir depende do equilíbrio de forças na região/setor/cargo como já é hoje
- Quanto ao rombo quais as premissas dele pra ti? Estimativa é história quantificada. Se quiser inflar os números podemos dizer que a demanda é infinita e não tem nem aumento de produtividade nem possibilidade de contratar mais pessoas, aí todas as horas perdidas viram perda de receita, e cai 18% o faturamento de todas as empresas. Mudou só que consegue recontratar pra repor as horas? Já divide +- por 3 o rombo.
Do outro lado podemos dizer que todas as áreas sofrem o mesmo impacto do caso que o colega mandou e o "rombo" é negativo com 8% de ganho no faturamento. Se quiser em dinheiros pode trocar faturamento por % do PIB de praticamente tudo menos o agrícola, mas eu faria quebras por setor pra olhar mais a fundo
- Tirando o pessoal do FIRE que tá vendendo o hoje pra comprar o amanhã não sei que trabalhador iria querer (querer, não precisar) trabalhar mais, é um caso limítrofe mas que libera N possíveis abusos. Se cada um desses possíveis buracos for tampado até concordo, mas aí vira outra discussão
- 13 é uma política paternalista que concentra uma fatia extra do salário anual em um momento de maior gasto, do mesmo modo que o adicional de férias, pra quem consegue manter uma poupança não muda nada, pra quem não consegue é uma ótima mão na roda
Realmente é sem stress
Porque trabalhar menos e ganhar o mesmo nn faz mt sentido isso dai pra mim n. Pode acabar diminuindo mais ainda a produtividade mas ok vamo deixar ass,Na minha opinião acho um pouco dificil contratar tanta gente assim de uma hora pra outra principalmente se precisar de uma qualificação.
Se é difícil contratar o salario aumenta, e as pessoas com menos horas de trabalho vão ter mais tempo de se qualificar. Mas antes de contratar as empresas vão ver se o pessoal que trabalha por entrega (e não os que precisa ter alguém lá como segurança ou operador) vão conseguir manter a demanda rodando, por isso que aumenta a produtividade, essas horas a menos saem da hora do cafézinho e da reunião inutil primeiro pq tem coisa pra entregar
Sem contar a redução dos dias q vc está morto de cansado e só existindo na empresa
Sabe qual o problema disso?aumentar a qualificação para um trabalho horrivel. Como por exemplo a zero hora uma empresa jornalistica de Porto Alegre que paga quase um salário min para pessoas com bastante qualificação pois as pessoas tem um excesso compreende? Quando á excesso n vale mais nada praticamente
Eu entendi o exemplo mas não o argumento
Quando á muita qualificação ela fica inútil pois todo mundo tem
A outra opção é não se qualificar, mesmo que isso reduza o salário médio de quem tem qualificação vai aumentar o salário médio geral, pq a pessoa ainda vai poder ficar no salário anterior
E nem todo mundo vai virar jornalista, uns vão abrir uma empresa fora do horário, outros vão se dedicar a hobbies, outros vão seguir uma trilha de carreira na própria empresa
Obv que nao neh o lenda isso é um exemplo serve para todas as empresas
No caso a qualificação era uma boa nota no enem, ensino fundamental e médio completo entre algumas outras coisas que n me lembro de cabeça
Mas o ponto é que quem abrir uma empresinha, se dedicar a hobbies, ou seguir uma necessidade cantada não vai competir por salário, o meu tbm serve
Me desculpa tendi nada
Deixa eu ver se eu entendi: o seu ponto é que as pessoas terem mais tempo pra se qualificar vai gerar mais oferta de pessoas qualificadas que a demanda/número de empregos
E isso vai reduzir os salários
O salário até pode continuar o mesmo a unica coisa que vai acrescentar vai ser a qualificação
Na real o salário ate pode diminuir sim
Meu ponto é que quem se qualificar esse conhecimento extra não vai substituir o anterior, se não gerar aumento de salário fica na empresa anterior, então baixar o salário/pessoas não vai
Pode baixar o salário/jornalistas no seu exemplo
Pq aumentaram o número de jornalistas
Mas por outro lado, nem todo mundo vai usar esse tempo pra estudar
Quem vai usar pra fazer a própria empresa vai jogar em outro campo
Quem se dedicar a um hobby vai até aumentar a demanda por produtos que não conseguia consumir antes
@past beacon você upou para o nível 1! 
» Colocação: #704
(990 de XP para o próximo level) 
E tem ainda quem só não é promovido por não ter algum curso ou não saber algo
Que esses é bola cantada, eles vão estudar sabendo da promoção
Cara acho que tu n entendeu, o número de pessoas formadas ou com uma qualificação alta vai aumentar logo vai acabar tendo menos valor no caso para uma vaga de emprego considerada ruim vai ter uma qualificação grande de mais o que pode deixar as pessoas sem qualificação sem empregos
A segunda parte faz sentido, o tanto de vaga "qualquer faculdade" que já tem é enorme e se é qualquer é pq não precisa de nenhuma
Mas não vejo como reduzir a diferença de acesso possa piorar essa situação
Quem está hj na 6x1 já tá no fundo do fundo
Só diminui a diferença deles pra quem tá numa 5x2 e consegue fazer um cursinho aos poucos
Ja cansei de falar, se todo mundo fizer o cursinho as vagas que antes nao precisavam de nada vão ter uma qualificação minima, no caso o cursinho. Fazendo com quem nao queira ou quem nao consegue fazer o cursinho nao consiga nem um emprego mínimo, pois a qualificação aumentou
E por isso vamos tirar o acesso ao cursinho?
Ah, achei q vc tava ainda questionando a validade do 6x1, não aceitando que isso vai trazer um problema novo
Não sei
É preciso gerar novos empregos qualificados, mas como os especialistas cada um puxa pra um lado
E isso é nível objetivo principal de plano de governo
Esqueci de falar que manter trabalhando menos e ganhando o mesmo só funciona se o pais for produtivo no caso o brasil nao tem produtividade, pra tu ter uma noção de 67 economias o Brasil esta no top 62. Não acha que antes de debatermos a redução da escala devemos debater como aumentar a produtividade. Como tirar as barreiras tecnológicas,e que os sindicatos inspeção leis trabalhistas de maior flexibilidade?
Claro tributação pesada e complexa também pioram a produtividade e ai @past beacon como q vamo resolver
Numa política de rotação que m no Brasil não existe "na volta a gente compra", se o vat se deixar cansar eles precisam reacender o movimento depois
Barreiras tecnológicas se tiram com investimentos, tanto públicos quanto privados, eu gosto da ideia de fundos setoriais de CAPEX
Uma taxa nas importações e exportações de produtos naquele setor para o fundo, o dinheiro fica no nome de quem importou/exportou (sem juros para dar um incentivo a usar rápido e não deixar parado)
Quer usar mostra um projetinho, quer usar e não tem mostra um projeto melhor e pega emprestado do fundo a juros baixos
Reforma tributaria é pauta de todos os governos que entram, alguma hora vai
E outra, os sindicatos deveriam ser a representação dos trabalhadores de cada categoría, o patrão negociando um a um nunca iam conseguir nenhum avanço, eles lutarem contra flexibilização deveria significar que aquele setor não quer flexibilização. Agora também deveriam ter disputas internas dentro de cada sindicato, mas alguns trabalhadores resolveram demonizar o sindicato e se retirar, deixando quem tava lá dentro pregando pra convertido com pouca força e ainda outros sindicatos enfraqueceram tanto que viraram só um segundo RH do patrão, direcionando as reclamações
Cara o Brasil tem uns 10k de sindicato
É tanto sindicato que precisa de um sindicato pra cuidar de sindicato, é rir pra n chorar
O sindicato"é pra ser algo que ajude"mas n ta ajudando nada, o sindicato ta impedido a flexibilidade dos trabalhadores
E outra tmb, FGTS n faz sentido ao invés de dar o dinheiro na mao do trabalhador tão dando um juros MENOR Q A INFLAÇÃO. Eu to errado em falar q é roubo?
A esqueci de te fazer outra pergunta, tu viu a fila p n pagar taxa sindical ? Se o sindicato é bom e funciona de acordo cm vc porque elas vao la tirar a sua representação?
Essa parte é o trabalho dele, flexibilizar é deixar q o patrão escolha, e essa negociação deve ser feita com o sindicato, que deveria representar os interesses dos trabalhadores daquele setor, que deveriam se unir e dizer como querem trabalhar pro sindicato trazer o desejo da maioria pra negociação
O que faz sentido, quanto mais específico mais adaptável é, seja regional ou por setor... custo de vida em SP e PB são totalmente diferentes, e não faz sentido o sindicato dos mineradores e dos contadores ser o mesmo
FGTS é roubo msm, a multa por demissão sem justa causa faz sentido, mas ligar ela a trancar o dinheiro da pessoa e liberar só pra investimento imobiliario é bizarro
Não funciona, poucos funcionam, maioria virou panelinha patrocinada ou derreteram e viraram um segundo RH
Já trabalhei em setor que o sindicato estadual era muito bom e garantiu dois salários mínimos pra chão de fábrica sem escala 6x1 enquanto o municipal vazava as denúncias de condições de trabalho (mofo, postura, falta de EPI) pro dono da empresa
Por causa da flexibilidade do patrão escolher ou pq uma parte não funciona direito?
Pois uma parte n funciona direito na real a maioria n funciona direito alem de que acaba n deixando a chance de mais pessoas trabalharem na clt (que eu sou contra pessoalmente)mas o próprio sindicato defende logo n faz sentido
Não sei se a maioria não funciona ou se os que não funcionam se destacam
Não entendi a parte do pessoal não trabalhar na CLT
Mas tipo, tem setor que o sindicato deveria permitir algo mais flexível e tem setor que não faz sentido, por isso eles deveriam ser menores
Trabalho individual é uma coisa, chão de fábrica é outra, não tem como cada um seguir um horário diferente
A maioria n funciona pois 40 % n querem sindicato no caso os que trabalham na pj, e ainda os que trabalham na clt n querem a representação no sindicato. N querem pagar a taxa sindical pq o sindicato n serve p eles
Um sindicato que não representa é uma casca vazia, se precisarem negociar com os patrões tem que ser em grupo, se não não conseguem nada, e outro sindicato necessariamente nasce
Quanto entidade eu defendo q exista, mas não que sejam mantidos por se manter
Além de que sindicatos bons tbm prestam serviços, advogado trabalhista por exemplo, se ficar focado em um setor vai ter muito processo repetido, trabalho fácil e se for contratado por mês sai mto mais barato q por processo
Ou processo de aposentadoria tbm é copia e cola, nos casos PJ/rural demora bastante até o advogado conhecer o caminho das pedras que dá certo
O problema é que se tu for olhar uns 90 % sao uma casca vazia
Kkkk
Não são
Trabalhei em 4 setores já, só um era casca vazia
Tbm pouca gente procura saber oq o sindicato oferece
Um processo paga anos de contribuição
Ent tu acha que o sindicato do índio é importante?
Um aumento negociado já faz valer a pena
Quem tem que decidir isso é os indígenas, conheço nada das pautas deles
Mas é um modo de organizar as demandas e trazer como grupo
Faz sentido existir algo assim
@past beacon você upou para o nível 2! 
» Colocação: #360
(997 de XP para o próximo level) 
Se daría o nome de sindicato não sei
Pq tem q ser os indígenas?
Pq se eles se organizarem e criarem um sindicato nasceu o sindicato dos indígenas
Não defendo o sindicato a la Vargas, e sim o de origem popular
Tu sabe ao menos pq o sindicato foi criado
Pq surgiu o primeiro sindicato?
Surgiu pra arrecadar dinheiro n pra ter uma gerencia
Claro isso pode ter midado
Tá falando da origem da palavra ou do grupo? Eu sei q surgiu na revolução industrial
A origem da palavra n to falando no brasil
Acho q n foi o primeiro
Os sindicatos tiveram origem no século XVIII, durante a Revolução Industrial, na Europa, e foram formados para proteger os trabalhadores de condições de trabalho precárias:
A sociedade estava dividida em duas classes sociais, a burguesia e o proletariado, com interesses antagônicos.
Os trabalhadores temiam ser substituídos pelas máquinas nas indústrias.
As condições de trabalho eram insalubres, com horas excessivas de trabalho e riscos desnecessários.
Em 1824, o Parlamento Inglês aprovou uma lei que estendeu a livre associação aos operários, permitindo a criação das trade unions, organizações sindicais que negociavam em nome dos trabalhadores.
No Brasil, o primeiro sindicato foi o Sintracom-BA, fundado em 1919, com o nome de “Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes”.
A estrutura sindical brasileira foi criada em 1931, com a Lei de Sindicalização, e consolidada em 1943, com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
IA do Google, não sei quão boa tá ainda
Mas com a lei da sindicalização cada grupo só podia ter um sindicato que respondia ao governo
Foi meio controle dos trabalhadores também
Mas eles foram criados pra ganhar dinheiro atraves das taxas que cobravam para defender os trabalhadores e isto acontece até hj mas sabe quem n quer isso dai essas pessoas aq
Mas não faz sentido eles terem nascido para cobrar taxa
Exatamente
Vou criar um negócio aqui, comece a me pagar
N faz sentido
Na lei de Vargas talvez
Por isso é melhor acabar
Mano meus dedo tao agonizando n prefere ir uma call
Não nesse sentido de não fazer sentido, no sentido de a história não conecta
Tô deitado já e os fones tão na sala
Mas esse papo já virou um "precisamos estudar história"
Real
E olha, já vi sindicato funcionando e já vi sindicato não funcionando também
O problema é que se eles funcionam pro que deveria n teria fila p n pagar
A diferença é o dobro do salário, um advogado de graça pra tirar dúvidas e oq mais precisar e um dia a mais de folga por semana
A pergunta é como fazer os outros funcionarem e oq esses tinham q os outros não
Pq não vejo essas melhorias chegarem tirando a coisa que deveria tá negociando essas melhorias
Se fosse tao bom ass n teriam tantas pessoas na pj
Nesse setor não tinha, não tem como contratar uma fábrica na PJ
Na verdade tem
No caso o SIEMACO
Que é um sindicato para faxineiras
Minha amostra é 3/4 bons, pode ser algo regional, ou pode ser muita notícia
Mas minha amostra empírica tem MTA coisa boa vinda de sindicatos
E eles qdo funcionam melhoram MTO
E adivinha até a minha própria faxineira no caso a q vem aq em casa fala que é horivel trabalhar na clt pq tenq pagar o sindicato e q n é barato n tá
Vlaro tem outros motivos
Mas sindicato é opcional kk
As isso eu pergunto pra ela quando ela vier aq em casa
Sim é opcional
Inclusive o meu hj era opt in, quem quisesse entrar tinha o número de telefone
A empresa era obrigada a avisar isso na entrada dos funcionários
Até pq, pela lei é sindicato único
Então o pessoal tem que saber fácil qual é
Man agr ou vou falar um pouco por ela, blz? n perguntei o porque mas deve ser para n ficar numa fila de 12 horas p nn pagar mas deve ter outros motivos
O problema é q ela n tem cell e ela so vem daq 3 meses en vai ter q esperar um pouquinho ate ela responder essa pergunta kkk
Foda os caras em vez de ver pq o pessoal quer sair tentar impedir com burocracias
É não entender q vc tá prestando um serviço pra pessoa, e não o contrário...
Site deles não tá carregando, se não dava pra ver
Mas enfim, vou dormir que amanhã levanto cedo
Deveria ser revisto, mas apenas para alguns setores.
Sou totalmente contra a escala 6 por 1
Se for uma escala 6 por 1 com benefícios eu apoio mas no Brasil não tem escala 6x1 com benefícios então prefiro MT mais a escala 5x2 do que a 6x1
A pessoa solta um "depende" e sai kk
Ent kKakK
TOTALMENTE CONTRA
As pessoas que são contra, provavelmente são pessoas que mal trabalham, vivem nas custas dos papais deles, trabalham 3 dias por mês e ainda querem reclamar
"a mais vai quebrar o país" disseram a mesma coisa no fim da escravidão, no fim do trabalho infantil e falaram a mesma coisa na adição do décimo e do salário mínimo
Não seria "as pessoas que são a favor"?
Ai ai ai calma ai trabalhador
Cara nas vezes anteriores n tiveram tantos embasamentos e argumentos, e sinceramente eu n acho q vai ser com umas simples assinaturas q vão fazer isso acontecer. Alem de q a pec é tao mal feita q n mostra nem como vai ser implementada a escala 4x3 q é a que ela afirma que é o ideal, chega a ter erro matemático na pec de tão bem bem feita q ela é (sarcasmo)
Claro se tu olhar bem o debate e os argumentos chegamos a um ponto de "a produtividade é baixa d + p diminuir a escala "
Todos, sem excessão de nenhum pais com uma escala menor q a nossa tem uma produtividade baixa, alguns exemplos são: Alemanha, Japão, Estados Unidos, França etc...
E entramos em um debate para ver quais sao algumas maneiras de aumentar a nossa produtividade como a diminuição de sindicatos, para tu ter uma noção existe sindicato para cuidar de sindicato. É como se tivesse uma policia só para cuidar de crimes cometidos por polícias, chaga a ser ridículo
Claro alguns realmente funcionam mas são poucos até onde eu sei. (Ate pq se funcionassem n usariam 1,5 % do pib p sindicato) mas o @past beacon afirma que de 4 sindicatos que o representaram 3 funcionaram de maneira correta. E leva isso como base para seus argumentos
Pelo visto sim
O impacto economico do fim da escravidão foi bem maior, foram libertas (e abandonadas) 700.000 pessoas em um país de 10-15 milhões, se fosse por isso nunca teríamos feito
E defender o fim da 6x1 não é aceitar sem críticas a lei da Erika, mas dizer o como da implementação no legislativo acaba gerando travas pro executivo, o ideal é dar só um prazo e os requisitos finais mesmo no salão dos políticos e deixar os planos serem discutidos no salão dos especialistas técnicos
Até o final vai sair outra lei de tanta mudança que vão fazer
Ainda não sei nem se ela vai lutar pela 4x3 ou se só colocou pelo papel político da ideia (que convenhamos, deu muito certo, uma prova é a existência desse chat) e como uma ficha de negociação
Isso (no caso a diferença que um sindicato bom faz na vida do pessoal me diz q vale a pena mudar os ruins em vez de acabar, não a relação numerica) e que se 4 pessoas do mesmo grupo se juntarem e chamarem um advogado pra defender o grupo ou negociar por eles em conjunto temos um sindicato (mesmo se chamar de associação, movimento, etc. Cai na definição de sindicato), acabar com eles é acabar com qualquer representação conjunta