Autodepreciação é muito comum, já que todos possuem a capacidade de errar e arrepender-se das próprias escolhas.
Creio que a depressão não possuí tipos ou classes, pois ela é nada mais nada menos do que uma mera doença cuja qual impossibilita o uso de outras partes do cérebro. Além de restringir demasiadas substâncias que reagem no próprio cérebro, claro.
#Como é a depressão
1 messages · Page 1 of 1 (latest)
A depressão tem sim tipos e não tem nada haver com uma doença que impossibilita o uso de outras partes do cérebro. É uma perturbação mental que afeta negativamente a forma como a pessoa se sente e como toma as suas ações. Não confunda com uma doença que realmente afeta partes do cérebro (no sentido de prejudicar algum membro do corpo)
O pessoal não entende que existe uma GRANDE diferença entre estar triste e ter depressão. E infelizmente, quem criou este tópico é uma dessas pessoas. Quem criou o tópico deveria saber o que está a dizer. Ou então, pelo menos, dar uma explicação melhor no que diz. Por isso, já que não o fez antes, eu vou fazer.
A tristeza normalmente aparece por alguma coisa que acontece do dia a dia, em que a pessoa realmente sofre com aquilo até perceber o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que 2 semanas.
A depressão não. Não existe uma causa especifica de porquê alguém ter depressão. Ela varia numa combinação de fatores. Como eu já escrevi no #😥・depressão, a verdadeira depressão não é estar triste quando algo na sua vida dá errado e sim estar triste quando tudo na sua vida está dando certo.
Respondendo à pergunta do tópico: Como é a depressão?
Já expliquei acima o que é a depressão. E agora, como ela funciona no corpo de uma pessoa?
A depressão não provoca só tristeza ou vontade de cometer suicídio como muitos pensam. Provoca:
- Perda de interesse em coisas que fazemos todos os dias, como: jogar algum jogo com os amigos ou até mesmo sair de casa
- Diminuição da capacidade da pessoa, quer a nível profissional, quer a nível social (nomeadamente problemas concentração e medo de conhecer novas pessoas)
- Vontade de chorar frequentemente, mesmo sem motivo nenhum
- Entre outros que varia de pessoa para pessoa e que eu também já referi no #😥・depressão.
E simplesmente, muitas pessoas com depressão não procuram um tratamento, com medo de se expressarem, com medo que não compreendam os motivos delas ou que simplesmente não consideram isso uma doença por culpa das companhias que tiveram. E isso sim, leva ao suicídio da pessoa por achar que é a melhor saída pra ela.
Demorei um pouco mais a escrever porque fiz muitas pesquisas antes de enviar tudo para ter a certeza do que estava a escrever estava correto. Além de todas as fontes que eu vi, como a SNS24 que é o Serviço Nacional de Saúde aqui em Portugal, também expliquei algumas coisas que eu penso e vivo, sendo uma pessoa que sofre com depressão à muito tempo, quis mostrar um pouco do que passo
valeu
:>
Eu sei q a depressão n é só estar triste
Não foi o que deu a entender
Mas obrigado pelo apoio, criei o tópico para as pessoas se ajudaren
podia ter deixado a mensagem
eu acho que a depressao é um tipo de ravia contra si mesmo
o problema com a depressao nao é que você nao pode ser feliz, é que uma parte de você nao quer ser-lo
isso é meu experiência
nm é só isso nao
Eu não diria raiva, diria culpa
Porque, falo por mim, eu sempre me culpei mesmo de coisas que nunca tive culpa
E eu sei que isso me afetou MUITO
E também tem isso, que eu concordo, por parte
A diferença é que eu quero ser feliz, mas eu não consigo fazer o suficiente para ser
Às vezes eu estou feliz e simplesmente a felicidade morre sem motivo nenhum e eu volto ao habitual
é
Se não afetasse o cérebro físico, não seria uma doença. Título cujo qual foi-lhe concedida após atender a todos os requisitos de uma moléstia.
Veja, o Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro, consiste na morte de células neurais. O mesmo assemelha-se a depressão, doença cuja qual persiste em retrocesso e recorre a uma única parte do cérebro, onde ficam os sentimentos e lembranças tristes.
Não me lembro de ter dito que depressão não era uma doença, mas tudo bem. A maneira que você escreveu, deu a entender que depressão é uma doença que impossibilita que uma pessoa use outras partes do corpo, e eu já respondi a isso:
Sim, ela impossibilita. Caso não impossibilitasse, o sujeito estaria completamente sadio.
Ah, então tenho depressão, logo não consigo mexer o braço? Ou uma perna?
É a isso que me refiro.......
Eu particularmente considero outras partes do cérebro como um "membro do corpo".
Sim, porque se você tem depressão, você pode não conseguir mexer um braço, uma perna, ou o que seja.
Não, não estas a entender. Não trata-se de uma doença degenerativa.
Eu não estou tentando incitar isto.
Mas era disso que eu estava desde o começo a falar
Foi o que me deu a entender
Daí eu ter dito aquilo
Bem, se o sujeito aparente ter problemas em relação a membros como braço, pernas ou seja lá o que for, eu já não sei. Nunca nem sequer ouvi falar num sujeito que tem depressão e ficou aleijado.
Certo. 🤝
Exatamente, por isso eu respondi a isso
Esse comentário foi mais na ironia, seguindo a lógica que eu tava entendendo errado
A
Boa noite grupo
@shy iron O que pular da ponte tem haver com depressão?
Seu comentário foi super desnecessário, por sinal
acho q to depressivo
Remédio para quem está com CID F32.
n é doença mas sim um transtorno
é ruim, você não tem vontade nem de anda e tudo que parece bom fica ruim a única coisa que resta é você e você, os dias passam e parecem todos iguais e se você conseguir dar um sorrido sem perceber já é uma vitória, você só quer desaparecer e nunca mais ser visto, e tem sempre o pressentimento de algo vai acontecer com você ou alguém próximo, e tem aqueles pensamentos particulares que não vale a pena citar, obrigado por me ouvri, adeus.
ao contrário do que muitas pessoas dizem, com o passar do tempo, a depressão passa a ser mais um conforto do que uma preocupação. o conforto em estar triste é terrível, mas é como se fosse uma zona segura em que você já soubesse o que vai acontecer e nunca esperasse nada demais de si mesmo por conhecer o que te desabilita a ser "normal" socialmente.
tinha um grupo de amigos chamado vasco gangs a gente ficava todo dia ate umas 7:00 ate quando tinha aula so que perdi minha conta do discord e nunca mais achar eles
triste
Minha experiência: eu desenvolvi depressão apática com 12 anos, hoje com 15 ainda tomo remédio porém estou bem melhor que antes.
Tudo começou quando eu sentia uma raiva tremenda de tudo e todos, chorava sem motivo e me sentia cansada de ter interações com humanos, tudo parecia infeliz e inútil, minha perspectiva de vida era muito baixa e eu não conseguia ver um futuro pra mim, é como se eu soubesse que logo eu me mataria.
Depois de alguns anos assim, começou a fase apática, talvez a pior pra mim... Era natal e eu estava com minha família e pessoas que eu amava, todo mundo rindo e se divertindo (e eu sem sentir nada) eu olhava ao redor e pensava "o que eu estaria sentindo se eu fosse normal?" No começo foi bom pois eu não me sentia sempre triste, mas sim um vazio, com o passar do tempo ficou desgastante ter que forçar emoções que você não sente e não sentir nada em momentos bons também.
Aos 14 tentei cometer meu segundo suicídio, fui internada e ao meu lado minha mãe e minha irmã, o tubo ia do meu nariz ao meu estômago, ele puxava os remédios que tinha dentro de mim (tentei me matar com meu anti depressivo) e foi o pior dia da minha vida, eu conseguia ver o desgosto nas expressões da minha mãe, eu pensei que se eu tivesse morrido teria sido menos doloroso.
Me automultilo desde os 12 anos, mas se agravou aos 15, sempre com blusa de frio independente da temperatura e a desculpa sempre era que eu não sentia muito calor.
Um aviso a quem está passando por isso: no começo pode parecer difícil conversar sobre isso com alguém, você vai se sentir insuficiente e dramático pois isso faz parte da depressão também, é só ela insistindo pra você afundar sozinho e sem ajuda. Parece difícil e impossível levantar da cama, comece com coisas fáceis, sorrir e fazer coisas que te deixam mais feliz, sair de manhã e passear com o cachorro é ótimo também, ou conversar com alguém próximo (me mandem mensagem se precisar, eu estarei a ouvir tudo ❤️
nao tenho então fds?