#Plano de estudos, carreira, etc. O que devo fazer?

1 messages · Page 1 of 1 (latest)

celest canopy
#

Bom dia, família, tudo bem? Meu nome é Diogo, eu tenho 19 anos, fui concursado em uma escola militar e lá dentro me interessei por programação e entrei no ramo a pouco mais de 2 meses, porém não tenho faculdade e pretendo entrar no mercado assim (mesmo sabendo que é mais difícil) e comecei com o desenvolvimento web por que aparentemente é o mais intuitivo e prático para se iniciar, e no momento estou pegando firme em JavaScript para futuramente ingressar no backend juntamente com o Node.Js e começar a estudar Java.

A dúvida em questão é, eu quero ir além do desenvolvimento web, eu quero mesmo é mexer com sistemas embarcados, machine learning, projetos eletrônicos e afins, e o que passa na minha cabeça é que eu preciso pegar desenvolvimento web na parte de back( ou até front) para conseguir ingressar, dentro dessas condições e por causa delas, no mercado de trabalho, e assim facilitar a minha entrada nessa outra vertente, por meio de influência, dicas de pessoas mais experientes, networking e dar a sorte de ser indicado para uma mudança de função. Se eu conseguir um emprego que trabalhe com JavaScript e Java (outra linguagem que eu quero estudar), que são linguagens que eu pretendo manter mesmo mexendo com outras linguagens como Phyton, C++ e C#, eu vou focar no emprego, obviamente, e estudar pessoalmente essas linguagens para assim me aperfeiçoar nelas e por meio desses meios que eu citei embarcar nesse ramo. Sendo assim, gostaria que vocês, se possível, me respondesse se a minha linha de raciocínio é boa, se há algo que eu possa fazer, o que eu posso tentar, qualquer coisa do tipo que me de um norte e não me faça seguir o caminho errado.

De verdade, agradeço aos que puderem me ajudar!!

viral coyote
#

Bom dia, Deekzy! Eu não tenho tanto conhecimento pra afirmar que você está com uma boa ou ruim linha de raciocínio, mas, baseado nas pesquisas que fiz quando comecei e orientações que recebi, cheguei a mesma conclusão que você. Meu plano atual passa por esses mesmos processos, com a diferença de que pretendo focar em cybersecurity.

Então acredito que essa trajetória que você colocou é um bom roadmap.

wooden patrol
#

Acho q seria legal depois q vc estabelecer na carreira, vc escolher qual caminho seguir.
Pra carreira de software ta ótimo sua linha de raciocínio, recomendo dar uma pesquisada sobre as carreiras q existem(frontend, back, full stack, dados) e a partir dela ver o q te agrada e se guiar.
A parte de sistemas embarcados e sistemas eletrônicos, vai demandar conhecimento em sistemas elétricos e eletrônica, além da programação, ai não sei se vc gosta disso tbm

celest canopy
#

gosto sim, Alicia, por isso pretendo ingressar no ramo

livid aurora
#

Meus dois cents:

Pelo que entendi do teu texto, entrar no mercado de trabalho é sua prioridade atual, programação tradicional é mais rápido do que sistemas embarcados e hardware para isso, quanto a não ter curso superior, não vejo problema, eu não tenho e estou a mais de 40 anos trabalhando em I.T., com cargos executivos inclusive.

Esta área que escolheu, tecnologia, tem algumas particularidades, uma delas é que temos que estudar para sempre. 🙂

Dito isso, nada do que adicionar em sua caixa de ferramentas será perdido, minha sugestão é sempre manter no foco no próximo passo e ir se ajustando conforme as oportunidades forem aparecendo, por exemplo, para trabalhar com embarcados você precisará aprender eletrônica básica, como trabalhar com sensores e programação mais baixo nível, como C++, enquanto estiver aprendendo estas novas ferramentas, não perca o foco no que está "pagando seus boletos no momento", ficando de olho no que poderá te ajudar em uma promoção na empresa, mesmo não sendo na área de embarcados. 🙂

Se quiser conversar mais a respeito, pode me chamar para um bate papo em algum canal de voz quando me ver por aqui.

celest canopy
#

bom dia, John, poxa, eu adoraria trocar um papo, quando você tiver tempo me da um toque, pf!